Web Marketing, é qualquer esforço promocional realizado por meio da Web.
A Internet, através do marketing digital, democratizou a publicidade pelo seu baixo investimento e possibilitou a pequenas empresa e profissionais liberais a propaganda e publicidade de seus produtos ou serviços.
Esta democratização no entanto, acirrou ainda mais a competitividade e por isso a campanha de marketing tem que ser muito bem planejada por uma equipe de profissionais competentes e que idealizem as ações de marketing em função dos resultados.
As ações de marketing mais utilizadas por nossos profissionais são:
Ações | Custo | Gerenciamento | Retorno LP* |
---|---|---|---|
Sites de busca | Baixo | Médio | Alto |
E-mail marketing | Médio | Alto | Médio |
Programa de afiliados | Médio | Alto | Alto |
Banners | Alto | Baixo | Médio |
Links patrocinados | Alto | Baixo | Baixo |
Redes Sociais | Baixo | Alto | Médio |
Marketing de viral | Baixo | Médio | Alto |
Compra coletiva | Baixo | Baixo | Médio |
As ferramentas poderão ser utlizadas isoladamente ou combinadas, pois seus custos, retornos e gerenciamento são diferenciados (ver quadro acima).
Sites de busca são o meio mais utilizado pelos internautas nas buscas por informações na Internet.
Os sites de busca utilizam um software que retorna ao internauta uma relação de endereços na WEB, associados a uma palavra-chave digitada e é muito importante você tentar entender a lógica de funcionamento nas buscas e na classificação dos sites.
A otimização de seu site e o correto cadastramento nos sites de busca é imprescindível para a obtenção de um bom posicionamento no ranking e a conseqüente geração de tráfego.
O processo de preparar um site para ser bem posicionado pelos sites de busca é conhecido como S.E.O. “Search Engines Optmization”, ou em bom português “otimização de sites”.
Tem funcionamento parecido com o de links patrocinados, cria-se uma campanha e o site coloca os seus produtos juntamente com os produtos de outras lojas, permitindo, assim, uma comparação de preços pelo usuário. Essa ação de marketing digital tem como principal foco a divulgação de produtos comercializados em lojas virtuais. Alguns sites que trabalham dessa maneira: Buscapé e Shopping UOL.
As campanhas de e-mail marketing devem ser direcionadas a um mailing construído pela empresa, contando com clientes e prospectos que já entraram em contato, porém ainda não compraram, pois quando isso acontece o resultado é infinitamente melhor do que disparar mensagens para uma listagem de e-mails desconhecidos. Os objetivos das campanhas dentro de uma estratégia de marketing digital podem ser institucionais, onde se comunica sobre a marca, e promocionais, onde se comunica sobre promoções de produtos e serviços. Para que uma campanha de e-mail marketing seja eficiente dentro da estratégia de marketing digital, é necessário que sejam feitas uma filtragem e a separação dos contatos/e-mails captados pelas ações com o objetivo de personalizar, principalmente, as campanhas de e-mail marketing para um determinado público-alvo. Por exemplo, uma loja virtual varejista faz uma filtragem de seu cadastro de pessoas de 20 a 25 anos para promover uma promoção de um celular de última geração. É uma forma barata de aumentar os resultados, pois como o produto ou serviço tem uma alta aceitação por esse público-alvo, os resultados são muito maiores.
Otimização de site é uma das principais estratégias de marketing digital e busca a melhoria de algumas características do site, como textos, imagens, codificação, entre outros fatores para que facilite o cadastramento e o posicionamento em sites de busca. Com essa ação, faz-se com que a importância de seu site cresça perante os buscadores.
A divulgação em redes sociais, como Twitter, Orkut, Facebook, entre outros, tem como o principal benefício a aproximação entre as empresas que investem em marketing digital e os consumidores. Promoções de produtos, cases de sucesso, novidades e notícias servem para informar, fidelizar e fazer com que os usuários se identifiquem com a empresa.
A propagação das informações na Internet começa logo após a definição das ferramentas de marketing digital. Nesse caso, as ferramentas são utilizadas de modo a divulgar o conteúdo do site para a Internet. As ações sempre focam a geração de tráfego para o site independentemente dos objetivos: se é branding – divulgação e posicionamento da marca através do tráfego do site – ou se é promocional – divulgação de um produto ou serviço com objetivo de venda ou de geração de contatos iniciais.
Graças à proporção que a Internet ganhou nos últimos anos é mais do que necessário utilizar-se de alguma forma de publicidade online para promover seu produto ou serviço. A Equipe da agência digital M2BRNET é composta por profissionais de marketing e designer experientes e qualificados. Isto permite que através de um trabalho multidisciplinar, possamos criar peças de publicidade online visualmente atrativas e eficazes em seu propósito.
Nós trabalhamos com diversos formatos de peças de publicidade online, como:
Overpage – Surge na página, por cima do conteúdo. Aparece mesmo com o bloqueador de popups ativado.
Popup – É apresentado como uma segunda janela na navegação.
Banner – É a forma mais tradicional de publicidade, possuindo diversos formatos. Pode ser feito como imagem estática, gif animado ou em Flash.
As peças de publicidade online estão prontas. O que pode ser feito com elas agora?
O próximo passo é decidir o período de veiculação da campanha e onde as peças de publicidade online serão colocadas. Para isso, deve ser criado um plano de mídia online, onde todas estas informações serão detalhadas, bem como as metas e objetivos da campanha.
O processo para a criação do plano de mídia online está na escolha dos sites, portais e canais que causarão mais impacto em seu público-alvo. Atualmente também já é possível fazer uma campanha de links patrocinados utilizando peças gráficas no lugar dos tradicionais anúncios de texto.
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